quarta-feira, 9 de julho de 2014

Isso não é sua responsabilidade. Nunca reprima a proatividade!

Bom dia. Hoje resolvi passar por aqui, depois de tanto tempo, especialmente para compartilhar minha leitura, impressões e reflexões acerca de uma atitude bastante comum nas organizações: a repressão da responsabilidade de todos os colaboradores!

Quando todo o grupo se apropria de acertos e desacertos fica muito mais fácil corrigir os erros e, principalmente, evitá-los!



Estou no meio da leitura de um livro fantástico chamado "O poder do hábito" e nele tem o relato de um acidente que ocorreu no Metrô de Londres em 1987, quando por conta de um incêndio várias pessoas perderam a vida. No contexto do incidente houveram várias dicas que poderiam ter agilizado e muito o trabalho dos bombeiros na contenção das chamas, mas como todos ali estavam habituados a ouvir a famosa frase: "isso não é da sua alçada", acabaram esperando tempo demais para reportar o problema aos responsáveis e capazes de solucionar o mesmo antes que acabasse tão mal. Só para, rapidamente, explicar o contexto, o primeiro funcionário a ver um lenço de papel em chamas em uma das plataformas (primeiro sinal de incêndio) foi avisado por um passageiro mais de meia hora antes de uma grande bola de fogo invadir a estação e mandar seu calor de quase 150 graus escadas acima, atingindo a bilheteria, onde havia mais de 50 pessoas. Segundo relatos nas investigações feitas após o trágico desfecho ele só não avisou antes, pois tinha ordens expressas de evitar pânico entre os passageiros, por isso ele foi lá apagou o fogo no papel e imaginou que tinha solucionado o problema sem precisar criar nenhum alarde. Outro problema que agravou ainda mais a situação eram as várias camadas de tinta acumuladas no teto e paredes que deixaram o ambiente ainda mais inflamável, mas quando o diretor de operações informou o perigo representado pela tinta o chefe do departamento de manutenções agradeceu a recomendação, mas respondeu que aquilo não era da sua alçada, retirando sua recomendação... Enfim, foram vários os erros desse tipo apurados nas investigações posteriores ao acidente que acabaram resultando na morte e ferimentos de muitas pessoas que passavam pela estação no momento.

Aí eu me pego pensando em quantas vezes eu mesma não ouvi essa frase? Quantos líderes não acabam querendo deixar seus funcionários menos sobrecarregados e acabam por cometer esse erro de comunicação? Quando um funcionário ouve muitas vezes que aquela não é sua responsabilidade ele acaba simplesmente deixando para lá e é justamente aí que mora o perigo. Infelizmente o que as pessoas querem é livrar-se de problemas imediatos, mas acabam esquecendo de pensar a longo prazo e com essa atitude acabam colocando em risco todo o grupo. A união começa justamente quando o problema do outro se torna meu também.

Não estou dizendo que é preciso assumir responsabilidades dos outros toda hora, mas é preciso gerar pertencimento e reconhecimento àqueles que o fazem e jamais reprimir essas atitudes. Se a proatividade é um item tão importante nas organizações o reconhecimento e o apoio é um item essencial para mantê-la ativa. E a melhor maneira de conseguir proatividade é oferecendo informações, treinamento, desenvolvimento e estímulos através do reconhecimento daqueles que fazem seu trabalho bem feito.

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