O turismo envolve muitos outros setores, como, por exemplo, transportes, alimentação, cultura etc.
Podemos definir o destino turístico como: "cidade ou local que recebe os turistas."
O turismo "impacta tanto positivamente, quanto negativamente os locais receptores de turistas."
É muito importante que ao se vender um destino se tenha uma preocupação especial com a imagem do local passada para o turista, essa imagem deve ser compatível com a realidade do destino para evitar que o turista se sinta enganado.
"O produto turístico é constituído de atrativos, facilidades e acessos."
- Atrativos = atributos naturais, culturais, festas, feiras etc.
- Facilidades = serviços para o atendimento do turista, ou seja, hospedagem, alimentação, serviços de câmbio etc.
- Acessos = meios para chegar ao local, portanto, estradas, transportes etc.
"Promover o destino turístico é atrair turistas para o lugar"
Com a globalização o turismo passou a ser mais competitivo, não estamos mais competindo em uma escala nacional, mas sim em escala mundial.
SEGMENTAÇÃO DO SERVIÇO TURÍSTICO:
- LITORAL - SOL, PRAIA, ETC.
- SERRA E SERTÃO - TURISMO RURAL, ATIVIDADES ESPORTIVAS, ETC.
- NEGÓCIOS E EVENTOS - FEIRAS, CENTRO DE CONVENÇÕES, ETC.
Cadeia produtiva do turismo = gama de produtos e serviços articulados entre si, públicos ou privados, para atender às necessidades do turista.
Um bom planejamento turístico depende de informações acerca do destino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário