domingo, 23 de agosto de 2009

Aula 2 - Transformando lugares em destinos turísticos

Como aplicar o marketing aos destinos turísticos?

O turismo envolve muitos outros setores, como, por exemplo, transportes, alimentação, cultura etc.

Podemos definir o destino turístico como: "cidade ou local que recebe os turistas."

O turismo "impacta tanto positivamente, quanto negativamente os locais receptores de turistas."
É muito importante que ao se vender um destino se tenha uma preocupação especial com a imagem do local passada para o turista, essa imagem deve ser compatível com a realidade do destino para evitar que o turista se sinta enganado.

"O produto turístico é constituído de atrativos, facilidades e acessos."
  • Atrativos = atributos naturais, culturais, festas, feiras etc.
  • Facilidades = serviços para o atendimento do turista, ou seja, hospedagem, alimentação, serviços de câmbio etc.
  • Acessos = meios para chegar ao local, portanto, estradas, transportes etc.

"Promover o destino turístico é atrair turistas para o lugar"

Com a globalização o turismo passou a ser mais competitivo, não estamos mais competindo em uma escala nacional, mas sim em escala mundial.

SEGMENTAÇÃO DO SERVIÇO TURÍSTICO:

  • LITORAL - SOL, PRAIA, ETC.
  • SERRA E SERTÃO - TURISMO RURAL, ATIVIDADES ESPORTIVAS, ETC.
  • NEGÓCIOS E EVENTOS - FEIRAS, CENTRO DE CONVENÇÕES, ETC.

Cadeia produtiva do turismo = gama de produtos e serviços articulados entre si, públicos ou privados, para atender às necessidades do turista.

Um bom planejamento turístico depende de informações acerca do destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário