quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Os serviços em Turismo

A prestação de serviços na área turística deve ser desenvolvida sempre com muito cuidado, afinal as empresas da área estão vendendo "sonhos" aos clientes que na maioria das vezes planejam cada detalhe com meses de antecedência e esperam que tudo corra da forma mais perfeita possível.
Esse trabalho deve ser bem feito desde o processo inicial de venda do produto até o final quando o cliente chega ao seu destino de origem novamente.
De acordo com o Prof. Fábio Lorencete "ao entregar um produto o operador de um serviço tem a oportunidade de interagir positiva ou negativamente com o cliente." Tudo vai depender do preparo dos funcionários que devem conhecer muito bem acerca dos produtos, dos processos com documentação, vistos etc. contribuindo para que o cliente não tenha imprevistos desagradáveis em sua viagem. Ainda segundo o mesmo autor "em cada momento, a interação com o cliente deve ser positiva e simpática."
O professor afirma ainda que "os serviços turísticos são produzidos e consumidos ao mesmo tempo. E muitas vezes os produtos são confundidos com os serviços causando erros de estratégia."
Lorencete ainda explica que o o serviço turístico combina aspectos tangíveis (caracterizados por seus atributos físicos, ou seja, funcionalidade) e intangíveis (caracterizados pelos benefícios e emoções buscadas pelos clientes). E completa que em relação aos atributos esses podem ser:
  • Básicos = todos os serviços daquela espécie contém;
  • Esperado = aquilo que todos esperam que o serviço contenha;
  • Desejado - algo não oferecido normalmente.

A infra-estrutura e os equipamentos fazem toda a diferença entre um produto turístico e outro. Bens e serviços auxiliares também podem definir a decisão do cliente na hora da compra, por exemplo, transporte de passageiros aos aeroportos, estacionamento grátis, etc.

O sucesso de um negócio em turismo depende diretamente da qualidade e do bom desempenho dos serviços e de inovação com novos e atraentes produtos. O Marketing é um aliado e tanto para inovar sempre, atraindo novos e interessantes consumidores.

Enfim, como em qualquer área com grande crescimento é preciso estar sempre atento às novas tendências para que se mantenha o sucesso de seu empreendimento e conquiste cada vez mais clientes mantendo-os sempre satisfeitos.

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