sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Aula I - O lugar como núcleo polarizador da cadeia produtiva do turismo

Estou assistindo uma série de vídeo aulas de um curso de Gestão da cadeia produtiva do turismo, promovido pela Fundação Demócrito Rocha através da Universidade Aberta do Nordeste e por achar muito interessante resolvi passar alguns conceitos apresentados no curso para o blog. O curso tem um total de 24 aulas, nesta primeira aula intitulada O LUGAR COMO NÚCLEO POLARIZADOR DA CADEIA PRODUTIVA DO TURISMO dividiu-se o assunto em quatro eixos principais:

1) Turismo como fenômeno
2) A cadeia produtiva do turismo
3) Os lugares como núcleo polarizador da atividade turística
4) Mudanças na atividade do turismo contemporâneo

É muito importante distinguir e classificar muito bem o que se pode definir como turismo, confunde-se muitas vezes lazer e veraneio com turismo, porém é importante delimitar esses conceitos e chegar a uma conclusão clara sobre cada um desses conceitos, portanto:
"Lazer é uma necessidade básica com dinheiro ou sem dinheiro"
"Veraneio é uma forma de lazer que supõe uma segunda residência"
O turismo é uma invenção moderna e que foi motivado pelo capitalismo.
"O turismo não é uma atividade isolada" ele oferece uma infinidade de caminhos e oportunidades. Ele não é apenas uma atividade economica, mas também uma atividade cultural, educacional, social, política etc. Envolve uma interação turista vs turista e turista vs comunidade.
É uma atividade de grande complexidade, porém ao se estudar o turismo essa complexidade passa a ser uma atividade mais simples.
Os gestores em turismo também estabelecem relações entre si para sempre atender de forma adequada as necessidades dos seus clientes.
"O turismo tem em sua essência a viagem e o lazer, pois sem viagem não há turismo e sem lazer também não há turismo."
O empregado na área turística precisa ser devidamente capacitado, pois os direitos e desejos do consumidor como em qualquer outro serviço deve ser atendido de forma exemplar.
CARACTERÍSTICAS DO TURISMO:
Ele é inesgotável;
Não possui materialidade;
É serviço;
Bem intangível;
Intenso trabalho humano.
O turismo não é uma atividade industrial, pois não se produz nenhum bem material, ele é uma atividade de bens e serviços.
SERVIÇOS TURÍSTICOS: Serviços destinados ao turista. (hotel, agencias de viagens...)
Para o desenvolvimento dos serviços turísticos é fundamental o desenvolvimento também da infra-estrutura pública (saneamento, energia etc), que serve de apoio aos serviços turísticos.

Para quem tiver interesse em assistir as vídeo aulas, segue o link: http://www.dailymotion.com/related/x6x0ia/video/x6lauq_video-aula-01-turismo_school

Nenhum comentário:

Postar um comentário