sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Viajando mundo afora

Esse paraíso aí ao lado é um lugar lindo apresentado pelo meu grande amigo Edno que me inspirou a falar dessa bela praia chamada Alter do Chão, uma das mais conhecidas praias do Pará.

Localizada no Oeste paraense, conquistou o primeiro lugar das dez praias mais bonitas do Brasil no jornal inglês The Guardian. Ela está às margens do Rio Tapajós e a cerca de 30 km de Santarém.

Como de costume em agosto nos rios paraenses ocorre um fenomeno denominado vazante (quando o volume de água fica menor), com esse fenômeno surgem mais de 200 praias fluviais na região amazônica, que revelam grandes extensões de areia branca e macia e desvendam uma rica vegetação. Alter do Chão é uma dessas praias, considerada uma das mais belas é chamada pelos nativos de "caribe brasileiro".

Seu nome tem influência portuguesa, como boa parte das vilas e cidades do oeste paraense.


Em Alter do Chão acontece a maior manifestação folclórica da região o Çairé, criado pelos índios como forma de homenagiar os portugueses. Outro ponto interessante do lugar é o encontro dos Rios Tapajós e Amazonas, que não se misturam (de um lado vê-se as águas azul-esverdeadas do Tapajós e do outro as águas barrentas do Amazonas). Um outro atrativo é o Lago Verde, cujas águas mudam de cor durante o dia, de azul para verde. Porém sem dúvida, um dos melhores atrativos é a visita dos botos, tanto o cor-de-rosa quanto o tucuxi (cinza), aos barcos que desligam seus motores em torno da praia no entardecer. A cidade não oferece muitos atrativos noturnos.

O acesso a região faz-se por via rodoviária, marítima ou aérea.

2 comentários:

  1. Lugar Lindo mesmo ká! mas esse lago verde eu não conheço ainda, impressionante como a agua do rio tapajós que banha a região e limpida e bastante clara, até parece que o rio virou mar, a diferença é que a agua é doce...a noite da cidade realmente não existe, o período do festival do çairé é a época do ano de maior movimentação turistica na cidade, preciso confirmar mas acredito que essa festa aconteça no mês de setembro...
    pra quem senti enjôos ao andar de barco é recomendado que vá de carro, apesar de que a estrada que leva até esse vilarejo esteja um poquito emburacada digamos..rsrss
    bjos ká

    ResponderExcluir
  2. Pois é migo, adorei a dica, o lugar realmente é mto lindo...

    E a festa çairé acontece realmente em setembro.

    Obrigado pela indicação.

    Beijos

    ResponderExcluir